3 ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR O FOCO NO TRABALHO

Resultado de imagem para foco no trabalho

Você sabia que o foco no trabalho ou qualquer outra atividade, depende mais da prática do que da concentração? Tudo é questão de exercitar algumas técnicas e fazer disso uma rotina. Com o tempo, você verá que aquelas funções que tiram muito das suas horas, como montar um orçamento e selecionar fornecedores, será feito sem tanta dor de cabeça.

Para ajudar você nessa pequena – e importante – mudança de rotina, pensamos em duas técnicas simples, diretas e que podem ser feitas sem grandes dificuldades. Vamos mostrar como você pratica a Técnica Pomodoro, a Lei de Parkinson e como não se atrapalhar mais com suas atividades, comprometendo o foco, consequentemente.

1 – Tenha um tempo para cada coisa

Um dos maiores erros para quem precisa aumentar o foco no trabalho é não organizar as suas atividades. Quando isso acontece, você não sabe o que fazer primeiro. Com isso acaba parando o que está fazendo para iniciar outra atividade que era mais importante, mas você descobriu só depois.

Hoje existem plataformas que ajudam bastante nesse processo, como o Todoist. Coloque como prioridade as atividades urgentes, passe para aquelas importantes e siga para as mais rotineiras e sem um prazo apertado.

Isso evita que você fique no processo de multitarefas e acabe não conseguindo concluir nada em um tempo hábil.

2 – Técnica Pomodoro

A Técnica Pomodoro é, talvez, a mais famosa no mundo para aumentar o foco no trabalho. O conceito é bem simples, você deve realizar ciclos imersivos de atividades, sem interrupções e distrações.

Cada ciclo deve ter 25 minutos. Após esse tempo, você tem uma pausa de 5 minutos, para descansar o cérebro. Assim ele ficará mais estimulado e trabalhará mais. No final de cada 4 ciclos, você deve fazer uma parada de 30 minutos. Hoje existem diversos aplicativos gratuitos já programados com a técnica para você utilizar com o celular.

3 – Lei de Parkinson

O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para sua realização”. Esse é o princípio da Lei de Parkinson, que ajuda bastante quem precisa aumentar o foco no trabalho.

Explicando melhor, se você tem 15 minutos para realizar uma tarefa, você manterá o foco e a tratará com toda urgência, completando-a no tempo hábil. Por outro lado, se você tiver um dia inteiro para realizar a mesma tarefa, gastaria todo esse tempo para concluí-la.

Isso acontece porque, tendencialmente, mantemos mais o foco quando criamos um senso de urgência para nossas atividades. Então estabeleça metas com tempos que impulsionem as suas atividades diárias. Permita-se completá-las rapidamente e tenha mais minutos para dedicar em outras ações.

Foco no trabalho: o compromisso é com você

É muito importante lembrar que, mesmo aplicando todas as técnicas acima, se você não tiver compromisso com suas tarefas, o problema de foco no trabalho permanecerá.

Voltar