SELEÇÃO DE FORNECEDORES: 4 DICAS QUE IRÃO AJUDAR A SUA EMPRESA

Resultado de imagem para prestador de serviço

A seleção de fornecedores implica em diversas questões para todas as empresas, inclusive, na sua relação com o cliente. Ter dúvidas na hora de fechar um contrato dessa categoria é comum, afinal, você sempre quer o melhor serviço e produto para a empresa que trabalha.

Então o que acha de descobrir práticas que ajudarão nesse processo? Pensamos em práticas seguras e que trarão o retorno positivo que você precisa. Dá para mudar a sua relação com quem presta algum serviço para sua marca também aplicando as dicas abaixo. Saiba quais são.

1 – Preço – Qualidade – Entrega

Começamos pelo óbvio, mas que ainda causa uma certa confusão na hora de fazer a seleção de fornecedores corretamente. Você precisa escolher uma empresa com:

  • Preço justo, levando em consideração sempre os valores de mercado;
  • Qualidade clara e facilmente percebida;
  • Uma entrega sempre dentro do prazo.

O erro que algumas organizações cometem na hora de escolher seus fornecedores, é considerar essas três questões apenas como uma necessidade interna. Também é, mas lembre-se que aquela empresa representará a sua marca e, por isso, precisa estar alinhada com a sua missão e valor à frente dos seus clientes. Nesse último caso, priorize a qualidade do serviço prestado.

2 – Validação social

O termo Validação Social refere-se ao olhar de outras pessoas sobre o seu futuro fornecedor. É o que andam falando sobre a marca nas redes sociais e em sites medidores de qualidade, como o Reclame Aqui.

A seleção de fornecedores deve considerar essa questão pelos mesmos motivos citados no tópico anterior. A empresa representará a sua marca e não é nada positivo estar atrelado a organizações com problemas de imagem perante seu público.

Visite páginas em plataformas como o Facebook, Instagram e outras mídias, a fim de ler opiniões de pessoas que utilizaram aqueles serviços. É também uma dica simples, mas que ainda não é tão levada em conta por muitas organizações.

3 – Tenha parceiros e não apenas fornecedores

Uma seleção de fornecedores de sucesso é aquela onde você encontrará parceiros verdadeiros. São empresas que têm valores em comum e que, principalmente, estão preocupadas com os serviços que serão prestados.

Quantos casos conhecemos de empresas que têm um produto bom, mas que o relacionamento com o cliente é precário? Evite esse tipo de problema conversando sempre de forma clara com o fornecedor.

4 – Inovação é fator fundamental na seleção de fornecedores

A inovação está relacionada com diversos aspectos. Os produtos precisam seguir um padrão atual, por exemplo. Se a seleção de fornecedores é para serviços, veja o quanto eles são inovadores, em relação aos concorrentes.

Essa dica vale não apenas na hora de selecionar novos fornecedores, mas também para renovar aqueles que não seguem tal padrão. Se você percebeu que uma empresa parceira anda um pouco desatualizada das inovações do mercado, certamente, ela não está tão engajada no sucesso e satisfação dos clientes.

Voltar